segunda-feira, 9 de agosto de 2010

FUNGOS COMESTIVEIS


FUNGOS;COGUMELOS COMESTÍVEIS E USO RECREATIVO DOS FUNGOS

As relações entre o homem e os cogumelos é algo fascinante. Segundo a crença dos egípcios, os cogumelos eram presentes do deus Osíris, enquanto os romanos o chamavam de “alimento-divino”, por acreditarem que esses fungos fossem o resultado dos raios lançados por Júpiter durante as tempestades. Os cogumelos estão também enraizados na cultura dos povos orientais desde milhares de anos. Além de sua utilização como alimento, os povos asiáticos, principalmente chineses e japoneses, utilizam uma ampla gama de espécies de cogumelos na sua medicina.

Entre os principais fungos comestíveis consumidos mundialmente, destacamos:

► Pleurotus sajor-caju - Conhecido no Japão como “Houbitake”, pertence à família Tricholomataceae, sendo decompositores primários de madeira e compostos vegetais lignocelulíticos. De origem asiática, atualmente ocupa a terceira posição na produção comercial de cogumelos no mundo. Característico pelo seu sabor suave, o Pleurotus sajor-caju é rico em vitaminas e aminoácidos e apresenta propriedades terapêuticas comprovadas. Por tais características, essa espécie é uma excelente escolha para iniciar a população no hábito do consumo de cogumelos comestíveis, adicionando à dieta um alimento extremamente saudável e ao mesmo tempo saboroso e suave.

► Agaricus bisporus - Espécie européia (pertencente à família Agaricaceae), mais conhecida como Champignon-de-Paris, é o cogumelo mais consumido mundialmente. Ele foi domesticado no século 17 pelos franceses e a produção mundial é estimada em aproximadamente um milhão de toneladas. Ele é um excelente acompanhamento para carnes. Entre algumas notas interessantes, a produção da cidade de Csasar na Hungria é feita sob mísseis nucleares que seriam usados contra a Alemanha durante a Guerra Fria. E por ironia do destino, o mercado consumidor dos cogumelos de Csasar é justamente a Alemanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário